Chocolate dá espinha?

Às vésperas da Páscoa, todos estão comprando barras de chocolate, ovos  e caixas de bombons. Nesse momento, é importante saber se o chocolate faz mal à pele e provoca espinhas e, ainda, como é possível cuidar da pele com acne.

Embora todo mundo relacione o consumo do chocolate ao aumento de espinhas, não é o cacau que é vilão da acne. Há quem diga que o chocolate meio amargo, com alta porcentagem de cacau chega a ajudar nossa saúde. Ele contém flavonóides, que podem melhorar a estrutura da nossa pele e o fluxo sanguíneo.


Isso não significa que devamos nos entupir de chocolates a toda hora. Sobretudo porque os chocolates ao leite e branco contêm muito açúcar e gordura, Não só estes chocolates, como vários alimentos com carboidrato refinado - pães, massas, frituras - podem sim aumentar a quantidade das nossas espinhas.

O segredo da boa pele é, portanto, não a retirada dos chocolates da nossa dieta, mas uma alimentação saudável aliada a uma pele bem tratada.

E como tratar bem a pele?

Primeiro, algumas dicas essenciais para quem sofre ou não com o problema das espinhas:

- Beber no mínimo 8 copos de água por dia. Isso mesmo! Nosso corpo precisa muito da água. Quando deixamos de beber a quantidade necessária, nosso cérebro usa a água que temos e as outras partes do corpo - inclusive a pele! - sofrem com essa falta de água.


- Usar filtro solar sempre! Mesmo quando estamos em ambientes cobertos podemos expor nossa pele, pois algumas lâmpadas também queimam. Para quem tem a pele oleosa, recomenda-se protetores específicos para que a pele não piore com o uso do filtro.

E o problema das espinhas?

- A primeira dica, que todo mundo adora burlar, é a seguinte: não espremer as espinhas de qualquer jeito. Além do risco de passar impurezas à nossa pele, uma espinha mal espremida pode resultar em novas espinhas no futuro. O ideal é que, de tempos em tempos, seja feita uma limpeza de pele.

- Limpar bem o rosto.com sabonetes específicos para o rosto e loções adstringentes.

- Esfoliar a pele. Isso faz que com os poros da pele sejam desobstruídos e não tenham gordura e impurezas acumuladas.

Se as espinhas não diminuírem, é possível usar medicamentos - mas nada de fazer isso sem consultar um médico.

No caso das mulheres, muitas vezes as espinhas surgem no período pré-menstrual. Uma dia boa são os exercícios físicos. A maioria das mulheres com problemas de TPM (tensão pré-menstrual) indicam grande melhora após terem começado a fazer exercícios regulares.


Dito tudo isso, resta aproveitar o feriado da Páscoa!

Nenhum comentário: